domingo, 4 de março de 2012

Banda Paz-Me: Talento e Personalidade nos palcos de Minas!

"Nossos planos são sérios mas ao mesmo tempo, são definidos de acordo com o tamanho das nossas pernas." 


Boas, amigos, parceiros do Blog Kanto do Músiko!!!!

É com muita alegria que venho com mais uma super entrevista de uma banda mineira que tem um mega astral e muita qualidade musical e conhecimento para oferecer ao nosso público apreciador da boa música e de artistas autorais.

Banda Paz-Me!!
Formada em 2000 com um trabalho paralelo aos outros trabalhos de cada componente. Na época, cada um tinha um trabalho com outra banda e, como todos eram amigos e tínham vontade de tocar juntos, começaram a ensaiar e compor. 



"Com isto, o trabalho ficava um pouco meio em segundo plano, alguns componentes saíram, ficamos parados alguns meses até que entramos no limbo, ou seja, a banda existia mas estava parada." contou Charles Galvani, o baixista da banda.



Em 2008, ele (o Charles) juntamente do Raufe Pereira (dois integrantes originais) se reuniram e resolveram voltar com o projeto  e desta vez pra valer. Conheceram então o Flaviano Fly que assumiu os teclados e em 2011, depois de algumas experiências e desistências, Scott Ferreira assumiu definitivamente as baquetas.

"Hoje, pela primeira vez, temos uma formação coesa e com objetivos similares." conclui Charles.

Atualmente, a banda é composta por Charles Galvani (baixo), Flaviano "Fly" Ferreira (teclado), Raufe Pereira (vocal e guitarra) e Scott Ferreira (bateria).

Confira só o papo bacana que o nosso blog teve com o Charles sobre a carreira da banda, início e projetos para o futuro:

BLOG: Qual a proposta musical da banda Paz-Me?      
PAZ-ME: Em suma, tocar muito e estarmos felizes com o que estamos fazendo. Não temos uma proposta fechada de trabalho e/ou um estilo específico. É lógico que, pela nossa formação, a base do nosso trabalho é o rock, mas misturamos vários estilos nas nossas músicas. Temos pedaços de baião, samba, rock, jazz, reggae, etc. mas sempre colocamos o rock como estrutura central das músicas.


BLOG: Qual o principal objetivo do grupo?·       
PAZ-ME: Como a maioria das bandas independentes e autorais temos muitos sonhos e planos. Mas hoje estamos bem conscientes do cenário que estamos inseridos e temos os pés bem clavados no chão. Nossos planos são sérios mas ao mesmo tempo, são definidos de acordo com o tamanho das nossas pernas. Neste momento estamos fortemente envolvidos na gravação do nosso primeiro cd cheio.

BLOG: Vocês fizeram um videoclipe sensacional da música “Aqui não cai não”. Fale pra gente mais sobre ele, de quem foi a ideia central do vídeo, as parcerias...     
PAZ-ME: O vídeo foi concebido pelo pessoal da 3Macacos, Cristano Romanelli, Rebeca de Paula e Cecilia Gabrielan. Conhecemos o pessoal, mostramos a música e depois de alguns dias eles mostraram duas propostas de roteiros muito boas e totalmente diferentes entre si. Nos reunimos e escolhemos a proposta que foi gravada.
Tivemos custos básicos como aluguel de equipamente, edição, gasolina, alimentação, etc. Mas o trabalho dos 3Macacos foi feito 100% nos esquema da parceria, amor pela criação, tesão em fazer um trabalho bem feito e camaradagem. Um dia ainda vamos agradecer à altura o trabalho desenvolvido por eles.
As gravações foram feitas na estação ferroviária de Moeda/MG e na Fazenda Boa Esperança em Belo Vale/MG.
O resultado superou muito nossa expectativa e acredito que de toda a equipe. Já começamos a conversar em relação a gravação do próximo.



BLOG: Em 2004 vocês lançaram 1 cd demo com quatro músicas inéditas e uma releitura, certo? Depois disso, lançaram algum outro trabalho ou existe algum projeto para um próximo cd?·        
PAZ-ME: Em 2009, participamos da Coletânea Membrana Vol 01 e 02. Este material foi lançado pelo Selo Membrana e marcou o lançamento do Selo no mercado da música independente.
Atualmente estamos em estúdio gravando um cd 100% autoral que será lançado este ano pelo Selo Membrana.

BLOG: Processo de criação do nome da banda. Como foi?·        
PAZ-ME: O nome da banda surgiu de um fanzine que era publicado em Viçosa/MG em meados dos anos 90. Íamos muito em Viçosa pois tínhamos um grande amigo que estudava lá. Conhecemos o fanzine em uma destas viagens e achamos o nome sensacional. Depois de alguns anos entramos em contato com a turma do fanzine que liberou o nome para usarmos na banda.

"Nossa idéia inicial é interpretar o nome com o sentido de “trazer paz”. Com o passar do tempo, algumas pessoas começaram a interpretá-lo também com o sentido de deixar “pasmado”".


BLOG: No ponto de vista de todos do grupo, como está o mercado de trabalho para os músicos autorais aqui em Bh?·       
PAZ-ME: Em BH temos muitas bandas fodas e muitas ações individuais e coletivas. O cenário está muito aquecido e com gente muito boa e motivada trabalhando. Pessoalmente acho que nosso maior desafio é a criação e/ou aumento de público que se abra para conhecer bandas novas. Este assunto é importante e ao mesmo tempo profundo pois envolve variáveis como cultura, envolvimento da mídia, etc.

BLOG: O repertório nos shows da banda Paz-me se concentra nas autorais ou nas releituras?·     
PAZ-ME: Temos algumas músicas de outros artistas ensaiadas porque gostamos do som e achamos que tem algo em comum com o nosso trabalho mas, nossa proposta e motivação está no trabalho autoral.

BLOG: Recentemente, a banda participou de um projeto denominado SOM NA SUCATA, realizado no dia 26 de fevereiro no Teatro da Arena do Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Como foi esse trabalho, vocês tem sentido que a cultura em nossa cidade têm expandido e aberto mais portas e oportunidades?· 
PAZ-ME: Este evento foi todo feito de forma independente, sem patrocínio e na raça. A idéia inicial surgiu do Flávio Bertola, vocalista da banda Bertola e os Noctívagos e que depois foi trabalhada de forma coletiva pelas bandas envolvidas. Acredito que BH tem muito o que melhorar principalmente no que diz respeito à gestão governamental. Mas isto, sinceramente, não vai fazer nenhum artista (ou a maioria deles) ficar parado esperando. Dezenas de ações estão acontecendo em BH e os resultados estão cada vez melhores em termos quantitativos e qualitativos.

BLOG: Projetos da banda para o futuro.·        
PAZ-ME: Este ano temos alguns objetivos que já estão em andamento como a gravação do cd e a participação de dois integrantes, Raufe Pereira e Scott Ferreira no curso oferecido pelo SEBRAE, Nosso Negócio é Música. Conseguimos a vaga neste curso que objetiva, entre outras coisas, profissionalizar os músicos/grupos de BH. Iniciativa gloriosa do SEBRAE.
Além disto, pretendemos fortalecer nosso nome em BH e, se tudo corrrer bem, gravar mais um videoclipe no 2º semestre.




A banda Paz-Me tem dois canais de divulgação que são diariamente visitados e atualizados que são o Blog da banda (clique) e a página no Facebook (clique), onde todos encontrarão mais informações, contato, agenda e novidades!!



No mais, agradecemos imensamente aos queridos amigos da banda Paz-me que nos cedeu esta entrevista, desejando aos mesmos muito sucesso e uma trilha musical brilhante!

Estamos juntos!
A kanto do Músiko agora tá colada nos nossos músicos mineiros!! =DD

Se curtiu a matéria, compartilhe!!


Um comentário: